domingo, 24 de fevereiro de 2019

Pão de Banana Vegano (repost)



          E aí, pessoal? Para o meu primeiro post no blog decidi compartilhar uma das receitas que mais gosto de fazer: pão de banana vegano. 

     Fazer pães é sempre um desafio para mim, porque não basta simplesmente seguir uma receita para que dê certo. O ato de manusear a massa do pão, por exemplo, é fundamental para que ela se desenvolva e cresça. Além disso, há o tempo de descanso e o tempo no forno, que são importantíssimos. Algumas receitas instruem esperar 30, 40 minutos, mas a verdade é que isso é muito relativo. Às vezes, passado esse tempo, você percebe que a massa quase não cresceu ou se manteve do mesmo tamanho. E aí? Qual é o tempo certo, então?

          O que eu quero dizer com isso tudo é que cada etapa na preparação de um pão demanda muito jeito e cautela. O bom dessa receita é que ela é muito prática e simples de fazer. Não é necessário passar por esses passos para prepará-la. E o aroma que fica no ar é tão bom quanto o de outros pães.

    Você pode refinar o seu pão acrescentando algo diferente. Eu particularmente gosto de uva passas, acho que combina muito com o sabor da banana, mas você pode colocar castanhas, granola sem mel, pedaços de maçã ou especiarias como a canela e o gengibre em pó.

         Depois de pronto, gosto de comer o pão com geléia de framboesa ou pasta de amendoim. Dá até para torrar uma fatia por alguns minutos, até que fique dourada e crocante. O sabor é incrível e me lembra muito rabanada. Enfim, as opções são diversas e dá para ir longe com a criatividade.

         Se tiverem alguma dúvida ou quiserem compartilhar o resultado, deixe seu comentário! Espero que vocês gostem!

Ingredientes:

3 bananas maduras
1 ½ xícaras de farinha de trigo integral
¾ xícara de açúcar (eu usei o mascavo, mas use a que preferir)
1 pitada de sal
1 pitada de canela em pó
1 “ovo “ de linhaça
 xícara de creme vegetal
1 colher de chá de vinagre de maçã
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

        Pré-aqueça o forno em 180˚C por aproximadamente 10 minutos. Comece descascando as bananas, coloque-as em uma tigela e então amasse-as com um garfo, até que vire uma pasta. Em seguida, derreta o creme vegetal e misture com a pasta de banana. Acrescente os ingredientes líquidos, a essência de baunilha, o vinagre e o “ovo” de linhaça. Misture bem com uma espátula.

      Em outra tigela, misture bem os ingredientes secos, a farinha de trigo integral, o açúcar, o sal e a canela e, por último, o bicarbonato de sódio. Depois, junte as misturas e mexa até obter uma massa homogênea.

         Em uma forma de pão previamente untada, despeje a mistura e coloque para assar no fogo baixo por 50-60 minutos. Enfie um palito ou garfo para checar se a massa já está pronta. Se sair limpinho, desligue o forno e retire com cuidado o pão. Deixe esfriar por alguns minutos e voilá, está pronto seu pão de banana vegano.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Pão de quê?



           Olha só quem resolvi voltar! Sim, eu mesma. O blog não morre tão cedo e, confesso, precisa até de uma atualizada. Enquanto planejo isso melhor, trago nesse retorno uma das receitas que mais me pedem: pão de queijo vegano. O resultado é incrível, tanto no sabor quanto na textura. Inclusive, existem variações muito legais de se fazer, com temperos diversos, e os resultados são gostosos demais também. 

         Para essa receita, escolhi ingredientes simples e fáceis de se encontrar em um mercado. Nem tem muito segredo, saca só o passo a passo:

Ingredientes:

2 xícaras e ½ de mandioca
1 xícara e ½ de polvilho doce
½ xícara de polvilho azedo
1 colher de chá de levedura de cerveja
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de açafrão
5 colheres de sopa de azeite

         Primeiramente, cozinhe a mandioca na panela de pressão até ficar macia. Uns 20 minutos devem bastar. Escorra bem em uma peneira e então amasse a mandioca ainda quente com um garfo, até obter um purê sem pedaços. Reserve.

         Pré-aqueça o forno no fogo médio e, em uma vasilha, coloque o polvilho doce e azedo, a levedura de cerveja, o fermento em pó e misture. Dissolva a água, o óleo, o sal em uma panela pequena, misture e deixe ferver. Quando começar a borbulhar, desligue a chama e despeje sobre a mistura da vasilha. Em seguida, adicione o purê de mandioca e misture novamente, até obter uma massa uniforme. Modele bolinhas de tamanho médio, coloque em uma assadeira untada com óleo e farinha de trigo. Leve para assar por cerca de 50 minutos ou até que os pães rachem na superfície.

         Está pronto o pão de quê? Depois me fala se deu certo e o que você achou, beleza? 

         Até a próxima!